WhatsApp

34.98406.2031 | 34.99958.1434

Vacinação contra a gripe é retomada nesta sexta-feira em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba - Guimaonline

Saúde

26/03/2020 às 20h08 - Atualizada em 26/03/2020 às 20h08

Vacinação contra a gripe é retomada nesta sexta-feira em cidades do Triângulo e Alto Paranaíba

LindomarJS
Patrocínio - MG
FONTE: g1.globo.com

Idosa é vacinada contra a gripe em Uberaba — Foto: André Santos/Prefeitura de Uberaba

Vacinas que fazem parte da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação chegaram a faltar em alguns municípios. Veja como será em Uberaba, Patos de Minas, Araxá em Ituiutaba.

Após alguns municípios do país terem registrado falta de vacina contra a gripe, eles receberam doses e retomarão a primeira fase da Campanha Nacional de Imunização, que tem como público-alvo os profissionais de saúde e os idosos com mais de 60 anos, nesta sexta-feira (27).

Além da vacinação comum, as cidades também irão aderir ao serviço de drive-thru - quando a pessoa vai de carro até o local para receber a vacina. Para receber a dose é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacina.

A nova data foi divulgada pelas Secretarias Municipais de Saúde das cidades. Veja abaixo como será em Uberaba, Patos de Minas, Araxá em Ituiutaba.

Uberaba

Em Uberaba, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município e também por drive-thru. (Veja os locais abaixo).

Os idosos acima de 60 anos e os profissionais da área da saúde terão as vacinas asseguradas. Ao todo, serão aproximadamente 38 mil idosos atendidos até o final da campanha, previsto para o dia 22 de maio.

Onde se vacinar em Uberaba

Nas unidades da rede municipal de saúde, a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas salas de vacina das Unidades Matriciais de Saúde (UMS) Valim de Melo, Abadia e Elza Amuí, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Fabrício e Mercês, as vacinações são feitas até às 21h.

Veja os endereços:

UMS Álvaro Guaritá - Avenida Umuarama, 520, Valim de Melo;
UMS Nossa Sra. da Abadia - Avenida Orlando Rodrigues Cunha, 2.223, Abadia;
UMS Professor Aluízio Prata - Avenida Professora Maria da Paz, 305, Elza Amuí;
UBS Valdemar Hial Junior - Avenida Ivanilda Delduque Souza, 222, Fabrício;
UBS Roberto Árabe Abdanur – Rua Dr. Edelweiss Teixeira, 60, Mercês.

Um ponto de drive-thru é o estacionamento do Laboratório Lamel, na Avenida Guilherme Ferreira, 480, Centro, e outro é o pátio do Santuário-Basílica de Nossa Senhora da Abadia, entrada pela Rua Campos Sales. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda à sexta.

Pessoas acamadas e/ou com dificuldade de locomoção, que não conseguem de sair de casa, devem ligar na unidade de saúde de referência para agendar a imunização. Quem morar em bairro sem unidade de referência deve entrar em contato na Central de Vacinas pelo telefone (34) 3322-7822.

Patos de Minas

Em Patos de Minas, a Prefeitura divulgou que novas doses da vacina estarão disponíveis para idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde a partir desta sexta-feira (27).

O sistema drive-thru de vacinação será implementado em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro Integrado de Assistência à Saúde (CIAS) e no Pátio Central Shopping. Outros 17 pontos de vacinação em outras UBS também estarão disponíveis. (Confira a lista abaixo)

A vacinação em domicílio será realizada para a população acamada, porém, ainda não tem data para ocorrer e, segunda a Prefeitura, será divulgado futuramente.

Conforme a Prefeitura, as ações visam evitar aglomeração de pessoas nos pontos de vacinação. A quantidade de vacinas disponíveis.

Unidades com drive-thru (funcionam das 7h30 às 16h30)

UBS Guanabara
UBS Ipanema
CIAS, no Bairro Caiçaras
Pátio Central Shopping , na Praça Alexina Cândida Conceição (funciona das 8h até o fim acabar as doses)
Unidades que funcionam das 7h30 às 16h30:

UBS Alto Colina
UBS Alvorada
UBS André Luiz
UBS Geraldo Resende
UBS Gramado
UBS Jardim Esperança
UBS Jardim Panorâmico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Paulistano
UBS Nova Floresta
UBS Novo Horizonte
UBS Planalto
UBS Sorriso
UBS Vázea
Unidades que funcionam das 7h30 às 18h30:

UBS Padre Eustáquio
UBS Sebastião Amorim
UBS Itamarati

Araxá

A Prefeitura de Araxá também retoma nesta sexta-feira (27) a vacinação contra a gripe para os idosos com mais de 60 anos. Conforme divulgado, o município recebeu duas mil doses da vacina e realizará o atendimento no estacionamento do Estádio Municipal Fausto Alvim, localizado no Centro, das 8h às 16h.

A vacina será oferecida no sistema drive-thru, no qual o idoso é vacinado sem sair do carro. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, aos que não conseguirem se vacinar nessa semana, novas doses chegarão na próxima semana.

Ituiutaba

Em Ituiutaba será realizada uma ação no sábado (28), no Terminal Rodoviário, com a vacinação no modelo "drive-thru, que ocorrerá das 9h às 13h.

“Montaremos uma estrutura com cinco equipes, onde os idosos permanecerão dentro dos carros e terão contato unicamente com o enfermeiro encarregado de aplicar a vacina", explicou a coordenadora do Departamento de Epidemiologia, Liliane Lira.

O G1 tentou contato com a Prefeitura para saber das ações em unidades médicas, porém, não obteve retorno.

Campanha de vacinação

A vacina contra a gripe, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ainda não há vacina contra a Covid-19.

A ação foi antecipada neste ano para ajudar na identificação de pacientes com coronavírus - a imunização não tem eficácia contra o vírus, mas como os sintomas da doença são parecidos com os da gripe, a medida facilita os diagnósticos por exclusão.

Os idosos acima de 60 anos estão no grupo de maior risco para o coronavírus, com letalidade de 15% para o grupo acima de 80 anos.

A próxima etapa da campanha contra a gripe começa no dia 16 de abril e vai imunizar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 212 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2020 :: Todos os direitos reservados

Dr Designs