WhatsApp

34.98406.2031 | 34.99958.1434

Há uma dieta que inclui chocolate — e promete emagrecer - Guimaonline

Saúde

18/03/2019 às 15h46 - Atualizada em 18/03/2019 às 15h46

Há uma dieta que inclui chocolate — e promete emagrecer

LindomarJS
Patrocínio - MG
FONTE: nit.pt

Não pode comer uma tablete inteira.

Se escolher a versão mais saudável e consumir a quantidade certa, este alimento pode ser um ótimo aliado.

Resistir ao chocolate é uma das lutas mais difíceis do mundo. A boa notícia é que não tem de fazer parte dela. Sim, até mesmo se estiver a tentar perder peso. Existe uma dieta onde o chocolate é permitido e ela garante ser mais eficaz do que as outras.

A nutricionista Bárbara de Almeida Araújo não ficou admirada por existir um método de emagrecimento com base neste alimento. “O chocolate, ou melhor, o cacau, é bom para a saúde”, revela.

Se entrar no corredor de doces de um supermercado, não faltam opções: chocolate negro, de leite, branco, com frutos secos, recheados, com bolacha, entre outros. É na sua escolha que vai estar a diferença entre o sucesso ou o insucesso da dieta.

É que o chocolate é feito a partir da semente do cacau e as diferenças entre os seus diversos tipos resultam numa maior ou menor concentração deste ingrediente.

“Existem essencialmente três tipos: o negro, de leite e branco. O chocolate de leite tem uma menor percentagem de cacau comparativamente com o negro. Por sua vez, o chocolate branco é feito apenas com manteiga de cacau, não contendo cacau”, explica à NiT a especialista.

Até aqui não é difícil perceber qual é a escolha mais acertada. O chocolate negro, está claro.

Mas não é apenas a percentagem de cacau que influencia. A quantidade de açúcar também varia. De uma forma geral, a versão branca é a que contém mais este ingrediente e é também a mais calórica, seguida do chocolate de leite.

“O consumo moderado do chocolate negro é o que traz benefícios para a saúde. E lembre-se: quanto maior for a percentagem de cacau, melhor.”

Os benefícios do chocolate negro

Segundo a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, este tipo de chocolate tem propriedades antioxidantes, como os polifenois, que também estão presentes nos vegetais e em alguns chás.

Também vai gostar de saber que pode ser uma ótima ajuda no aumento do colesterol HDL (o chamado colesterol “bom”), que regula a pressão arterial, diminui o risco de trombose e, ainda, que tem um efeito antidepressivo.

Este último benefício está relacionado com o facto de o cacau induzir uma sensação de bem-estar, satisfação e alegria. Por outras palavras, melhora o humor — um fator determinante inicialmente para fazer da alimentação saudável uma rotina.

Quais são as regras da dieta do chocolate negro?

A primeira é óbvia: optar exclusivamente pelo chocolate negro. Além da escolha da versão, a quantidade consumida é igualmente importante.

“É permitido o consumo de dois quadrados de chocolate negro por dia, que são o suficiente para obter todos os benefícios do cacau sem provocar aumento de peso. Deve ser consumido preferencialmente como sobremesa, ou seja, após uma refeição principal, para que o açúcar seja absorvido mais lentamente”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Este pequeno método irá ajudar a reduzir a ansiedade e a compulsão por doces. Ou seja, ingere menos calorias ao longo do dia.

Quanto ao plano alimentar diário, há apenas uma proibição e duas recomendações. Tem de parar de ingerir quaisquer alimentos ricos em açúcar refinado, bem como produtos processados. Por outro lado, deve garantir que mantém uma alimentação saudável e equilibrada e que pratica exercício físico, pelo menos, três vezes por semana. É tão simples quanto isto.

Se algum dia quiser muito provar uma das outras versões, saiba que há nove que não deve em momento algum pôr no carrinho de compras, já que são as piores opções de marca branca à venda nos supermercados. Carregue na galeria para descobrir quais são.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 58 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Dr Designs