WhatsApp

34.99958.1434 / 98809.7512

Tomar café pode prolongar a vida? - Guimaonline

Saúde

29/08/2017 às 11h26 - Atualizada em 29/08/2017 às 11h35

Tomar café pode prolongar a vida?

LindomarJS
Patrocínio - MG
FONTE: hypescience.com

Os resultados sugerem que essa bebida pode ser parte de uma dieta saudável.

De acordo com um estudo observacional espanhol com quase 20 mil participantes, o consumo de café está associado a um menor risco de morte.

Os resultados sugerem que essa bebida pode ser parte de uma dieta saudável.

O estudo

O objetivo deste estudo foi examinar a associação entre o consumo de café e o risco de mortalidade em uma população mediterrânea de meia-idade.

“O café é uma das bebidas mais consumidas em todo o mundo”, disse a professora Adela Navarro, cardiologista do Hospital de Navarra, em Pamplona, na Espanha. “Estudos anteriores sugeriram que beber café podia estar inversamente associado à mortalidade por todas as causas, mas isso não foi investigado em um país mediterrâneo”.

A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto Seguimiento da Universidade de Navarra, com participação de mais de 22.500 universitários graduados espanhóis.

A análise incluiu 19.896 participantes do projeto, cuja idade média foi de 37,7 anos. Ao entrar no estudo, os participantes completaram um questionário semiquantitativo previamente validado para coletar informações sobre consumo de café, estilo de vida, características sóciodemográficas, medidas antropométricas e condições de saúde anteriores.

style="display:block; text-align:center;"
data-ad-format="fluid"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-client="ca-pub-6532739819302861"
data-ad-slot="1079059214">


Conclusões

Os pacientes foram acompanhados por uma média de dez anos. Durante esse período, 337 participantes morreram.

Os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiam pelo menos quatro xícaras de café por dia tinham um risco 64% menor de mortalidade por todas as causas, do que aqueles que nunca ou quase nunca consumiam café. Os que tomavam pelo menos duas xícaras de café por dia tinham um risco 22% menor.

Os pesquisadores levaram em conta se sexo, idade ou adesão à dieta mediterrânea tinham alguma influência sobre a associação entre o consumo de café e a mortalidade. Houve uma interação significativa entre o consumo de café e a idade. Naqueles que tinham pelo menos 45 anos de idade, beber duas xícaras adicionais de café por dia estava associado a um risco de mortalidade de 30% menor. A associação não foi significativa entre os participantes mais jovens.

“Nossos resultados sugerem que beber quatro xícaras de café por dia [especialmente no caso de pessoas mais velhas] pode ser parte de uma dieta saudável em pessoas saudáveis”, concluiu a Dra. Navarro.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 97 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados

Dr Designs