WhatsApp

34.99958.1434 / 98809.7512

Agência confirma bloqueio celulares irregulares - Guimaonline

Tecnologia

10/07/2017 às 18h22 - Atualizada em 10/07/2017 às 18h22

Agência confirma bloqueio celulares irregulares

LindomarJS
Patrocínio - MG
FONTE: r7.com

Aparelhos irregulares serão bloqueados. Saiba checar procedência do seu aparelho e descubra se você corre riscos Marlene Bergamo/Folhapress

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou, em nota, nesta segunda-feira (10) que vai bloquear telefones celulares irregulares em operação no Brasil. Só são legais os equipamentos que têm o selo da agência e tenham um registro válido chamado IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel, na sigla em inglês).

Não existe uma data para a suspensão do serviço acontecer, mas haverá um aviso para o consumidor.

O objetivo é coibir o comércio irregular de aparelhos roubados ou furtados e evitar que celulares fabricados em outros países entrem em território nacional ilegalmente e sejam usados irregularmente.

A agência explicou que o número de celulares que poderiam ser bloqueados "ainda não é conhecido". Estima-se, porém, que 40 milhões de brasileiros seriam afetados pela medida.

O usuário pode verificar se o seu aparelho é regular informando o IMEI, um número do terminal móvel. Para conferir qual o número IMEI de seu aparelho basta digitar o código *#06# para exibi-lo na tela do terminal.

A agência recomenda que o consumidor compare se o número IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo que consta na caixa do equipamento e também na nota fiscal. "Caso os números sejam diferentes é provável que o aparelho não seja regular", destaca.

Os usuários serão avisados sobre o bloqueio do aparelho. De acordo com a Anatel, "a proposta em estudo prevê que somente serão desligados os aparelhos que forem ativados após o início de envio de mensagens pelas operadoras para os assinantes informando que os celulares são irregulares".

A entidade encerra o comunicado dizendo que "o desligamento não prejudicará os usuários que de boa fé adquiriram tais aparelhos".

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 404 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Dr Designs