WhatsApp

34.99958.1434 / 98809.7512

Veja 10 filmes sobre feminismo para comemorar o Dia da Mulher - Guimaonline

Cultura

08/03/2017 às 11h39 - Atualizada em 08/03/2017 às 11h39

Veja 10 filmes sobre feminismo para comemorar o Dia da Mulher

LindomarJS
Patrocínio - MG
FONTE: http://ego.globo.com

10 filmes sobre o feminismo para assistir no Dia Internacional da Mulher

Data é comemorada nesta quarta-feira, 8 de março. Lista de longas tem histórias reais, dramas políticos e lutas contra o preconceito.

Nesta quarta-feira, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. E, apesar de todos os dias serem das mulheres, a data é um motivo ótimo para refletir sobre o papel e a importância do sexo feminino na sociedade. Por isso, fizemos uma seleção de dez filmes - entre histórias reais, dramas políticos e lutas contra o preconceito - que mostram a importância do feminismo. Confira!

A Dama de Ferro: retrata as dificuldades e os preconceitos que Margaret Thatcher sofreu para chegar ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido e as complicadas decisões políticas e financeiras que precisou tomar. Essa mulher representou a luta pelos direitos femininos.

Histórias Cruzadas: foca nas histórias de mulheres afrodescendentes nos Estados Unidos na década de 60, as quais tinham que abandonar suas famílias para servir a elite branca local. No filme, uma das mulheres da elite as entrevista para mostrar ao mundo suas histórias.

A Cor Púrpura: relata a história de Celie, inicialmente com 14 anos, durante 40 anos de sua vida. Em sua juventude, era violentada pelo pai, chegando a dar à luz duas crianças antes de se tornar estéril. A personagem vive um drama no qual é separada dos filhos, além de ser tratada de forma ambígua – como escrava e companheira de Mister. Depois de tudo, há o reconhecimento da sociedade e a descoberta dos seus talentos.

Thelma & Louise: um clássico do Cinema. Dirigido por Ridley Scott e escrito pela cineasta Callie Khouri, o filme mostra a história das amigas Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), que deixam suas vidas antigas para trás e põem o pé na estrada, encontrando todo os tipos de sexismo possíveis ao longo de sua jornada.

Erin Brockovich: dramatização da história real de Erin Brockovich (Julia Roberts), que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E) ao descobrir que a água de uma cidade no deserto estava sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.

Livre: perder a mãe, superar um divórcio e vencer o vício das drogas são ótimos ingredientes para descrever alguém que tem coragem de encarar de frente os problemas. Em Livre, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon), uma mulher que decide mudar de estilo e investir em uma vida junto com a natureza.

Tudo Sobre Minha Mãe: com direção de Almodóvar, o filme lida com temas complexos como AIDS, transativismo, identidade sexual, religião, fé e existencialismo, enquanto conta a jornada de Manuela (Cecilia Roth), que após a morte acidental do filho retorna a Barcelona para contar a tragédia ao pai do menino. Em seu caminho, ela encontra sentido para sua solidão por meio de uma série de mulheres com quem vai conviver.

Terra Fria: após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron), mãe solteira e com dois filhos para sustentar, é contratada pelas minas de ferro de Minnesota, que sustentam a cidade há gerações. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho.

Azul É a Cor Mais Quente: retrata alguns assuntos mais modernos, como a sexualidade entre duas mulheres e a luta contra o preconceito da sociedade. Essa obra traz para nossa realidade, mesmo que com uma temática diferente, as desigualdades sociais e a discriminação que as mulheres sofriam no início do século passado.

As Sufragistas: conta o movimento feminista do início do século XX na Inglaterra, quando as mulheres estavam lutando para conseguir seus direitos de voto e melhores condições de vida. O movimento ficou conhecido como sufragista e conquistou vários direitos femininos.

Faça desse espaço um lugar interativo compartilhe a sua opinião com os demais leitores no espaço destinado aos comentários.

ESTA MATÉRIA FOI VISTA 389 VEZES

Comentários

Veja também

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados

Dr Designs